A DOENÇA
A Ceratocone é uma doença que se dá na córnea (córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do globo ocular ou seja na frente do olho) onde sua estrutura fica modificada, ocorrendo formação de protuberância e afinamento na espessura e/ou formato cornianos. Geralmente essa doença é bilateral e assimétrica.
O nome da doença vem do grego Karato-córneas Konos-cone , mas antigamente, quando não se sabia o que era exatamente, a ceratocone era chamada Miopia Galopante. Essa doença causa embaçamento e distorção da visão.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico tem início com um exame oftalmológico comum, onde quando há a suspeita da Ceratocone o Oftalmologista solicita um exame chamado Topografia Corneana Computadorizada, que confirma a presença da doença. Esse exame é representado por números e cores que quantificam e qualificam a situação da córnea. Também é importante que o paciente fale à respeito das trocas frequentes de óculos e da impossibilidade de usar lentes gelatinosas, já que estes são indícios.
QUEM TEM
A incidência da Ceratocone é de 5 em 10mil pessoas, sendo maior em pessoas com idades entre 27 e 36 anos e em segundo lugar entre os 17 e 26 anos.
Os possíveis formatos da doença e suas probabilidades são: Cone ou Oval 60% Redondo ou em Bico 40% e Globoso 1%.
EVOLUÇÃO
A doença evolui durante 10 à 20 anos, e possui fases moderadas e severas, onde a curvatura corneana e as distorções visuais aumentam tendo assim que trocar de óculos ou lentes frequentemente.
SINTOMAS
- Fotofobia
- Irritações frequentes
- Ofuscamento
- Embaçamento
- Distorções moderadas
- Perda da transparência da córnea
- Possível perfuração da córnea
- Diplopia e até poliopia
CAUSAS
Acredita-se ser hereditário, mas não se tem certeza. Há teorias que levam em conta traumas emocionais muito fortes e outras que dizem ser uma soma de diferentes condições clínicas como mudanças físicas, bioquímicas e moleculares no tecido corneano. Também há idéias sobre a ceratocone ser Atópica.
TRATAMENTO E CUIDADOS
Para obter boa visão, o paciente deverá usar óculo e assim que a doença for evoluindo será necessária a utilização de lentes rígidas pois os óculos não darão mais boa acuidade visual. Não coçar os olhos também é um ponto importante porque com esse hábito há a maior evolução da doença. Não há medicamentos para a Ceratocone, indica-se o uso de óculos de sol para descansar os olhos. Em último caso, quando as lentes já não funcionam mais, é necessário um transplante de córnea.
AS LENTES RÍGIDAS NA CERATOCONE
As lentes rígidas são fundamentais para a correção da doença, pois elas pressionam a córnea impedindo que ela fique cada vez mais em protuberância. É necessário uma acompanhamento médico rigoroso pois nem sempre a lente é bem-vinda pelos olhos, ocorrendo a rejeição, e também pode ocorrer a mudança da curvatura corneana devido à evolução da doença, necessitando assim da troca da lente pois esta não se encaixará mais nos olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário